• Ozelame Advocacia

Primeiros passos para uma Gestão Condominial de sucesso

No artigo anterior tratamos de algumas questões relativas ao compliance no âmbito condominial, importante tanto quanto o compliance aplicado à estrutura de gestão empresarial.

Abordamos o compliance aplicado para a gestão condominial, a credibilidade adquirida nos trabalhos de gestão, em razão da transparência dos atos, e também como podemos iniciar uma implementação do compliance.

Será que a sua gestão está preparada para essa nova fase?


A iniciativa do administrador para colocar o Compliance em prática

O primeiro passo na implementação do compliance depende da iniciativa do síndico, da necessidade de que os gestores compreendam os resultados que a elaboração de um manual de conduta, treinamentos, fiscalização e amparo jurídico proporcionam para todos os envolvidos. Cada empreendimento possui suas próprias dificuldades e desafios.

Portanto, um olhar gestor crítico pode definir seus pontos fortes e fracos, colocar no papel os processos passíveis de desvios, e preparar o terreno para a construção de uma boa política de compliance.


Código de conduta, procedimentos e controles O código de conduta é um dos pilares que fornecem as condições para que a política de compliance seja efetiva. Semelhante ao ambiente corporativo, o código de conduta expõe a todos (síndico, condôminos e colaboradores, inclusive no primeiro contato de novos funcionários) de maneira documentada, os procedimentos que devem ser adotados, delineando comportamentos no desenvolvimento dos trabalhos e assim, reduzindo as chances de práticas fora das normas legais, ou incompatíveis com regras do condomínio.

Por se tratar de um documento, com protocolos e orientações, disponível para todos os envolvidos na dinâmica do condomínio, a qualidade da sua elaboração é indispensável, demandando um conhecimento técnico mais aprofundado. Um item do compliance que nos mostra, mais uma vez, a necessidade de um bom assessoramento jurídico para a condução dos trabalhos.


Uma comunicação que fortaleça a cultura

Ponto fundamental nos critérios para a implementação do compliance, a transparência e a facilidade na comunicação contribuem tanto para a acessibilidade aos gestores, no sentido de receber reclamações e denúncias, quanto para resolver conflitos.

No âmbito condominial, tal qual no empresarial, a formalidade é indispensável para tratar com isenção os conflitos entre moradores, ou relativos à equipes de profissionais do condomínio.

Portanto, criar canais de comunicação facilita os debates e, consequentemente, a solução dos problemas, seja qual for sua natureza, permitindo o feedback dos funcionários e moradores, e incentivando o engajamento de todos.

Sua gestão dispõe de bons canais de comunicação, capazes de contribuir mais para soluções do que problemas?


Os benefícios do Compliance

A implementação de uma cultura de compliance traz benefícios a curto e longo prazo a todos os envolvidos com o condomínio que, em última análise, poupa a administração de problemas judiciais e contribui para a convivência de todos.

Podemos citar aqui alguns dos benefícios obtidos a curto e longo prazo, proporcionados pela boa implementação da política de compliance:

  • Transparência e modernização de prestação de contas, permitindo o acesso dos moradores às operações realizadas;

  • Monitoramento das obras realizadas no condomínio, permitindo o controle de prazos, custos, obrigações a serem cumpridas, evitando assim problemas como desvios de conduta e fraudes.

  • Melhor controle das multas aplicadas pelo condomínio, seguido de uma boa publicidade das regras, contribuindo para o bem-estar de todos e a política da boa vizinhança;

  • Permite ações socioeducativas aos moradores, assim como uma comunicação que reforce o compromisso com a ética e o respeito às regras condominiais.

A cultura do compliance nos mostra que os benefícios são duradouros, e atribuem ao condomínio para uma administração conectada às exigências legais e às demandas dos moradores.

Assessoria jurídica de qualidade, que viabilize a implementação do Compliance

Podemos perceber que o compliance exige uma sistematização de medidas a serem planejadas e implementadas, um cenário que demanda conhecimento técnico, sobretudo para a legislação relativa ao seu setor de atuação.

Confie este trabalho de desenvolvimento do compliance em uma assessoria jurídica de qualidade, conectada com as normas e melhores práticas, fundamentais nos resultados da política de compliance de sucesso.

Todos ganham com a boa gestão empresarial e condominial: síndico, funcionários, condôminos e fornecedores.


Conte comigo para superar este desafio.


Me encontre nas redes: Facebook: www.facebook.com/ozelameadvocaciaeconsultoria/ Instagram: https://www.instagram.com/ozelameadvogado/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ozelame-advocacia-e-consultoria/ Site: https://www.ozelame.adv.br/

0 visualização0 comentário