• Ozelame Advocacia

Gestão para Síndico: como facilitar a tomada de decisão para o síndico.

Atualizado: 17 de Out de 2019




A realidade do cotidiano, via de regra tumultuada, é um agravante para aqueles que prestam a função de síndico, principalmente para aqueles que são moradores e via de regra possuem outro trabalho e acabam acumulando essas funções.

É interessante entender que cada morador tem o direito de opinar sobre a gestão do condomínio, tornando a função do síndico muito sensível aos olhos dos moradores.

E esse relacionamento pode ser prejudicial as partes envolvidas, desconstruindo o necessário ambiente de harmonia e boa convivência àqueles que ali habitam.


Gestão para Síndicos


Uma maneira de tornar a gestão do condomínio mais agradável e evitar, assim, desgastes desnecessários, sugere-se a adoção de algumas regras pelo síndico:


a) transparência nas decisões


b) informar os moradores com antecedência sobre mudanças


c) abrir um canal de comunicação direto entre morador - síndico, para poder expressar sua opinião de forma reservada para sugerir melhorias e temas a serem tratados


Esses são passos simples na gestão, mas quando bem alinhados entre os envolvidos, pari passu o sistema de governança corporativa amplamente utilizado na gestão empresarial, tornará eficiente a gestão de forma a zelar pelo bem da coletividade.


15 visualizações